segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

ESCOLA DE BOMBEIROS DE ANGOLA TERÁ CURSO DE MERGULHO COM INSTRUTORES BRASILEIROS DA - ANBP.

2º Tenente ANBP -Rogério Grabauskas Malmési - Instrutor de mergulho.
.
.
Mergulhador profissional, formado pela DIVE MASTER, no Brasil o 2º Tenente da ANBP em Angola Rogério Grabauskas Malmési, fala sobre as atividades que desenvolverá junto a Escola Nacional de Bombeiros e no Quartel de Mergulhadores da Chicala. Ex-militar da Marinha Brasileira, especialista em operações sub-aquáticas e operador de R.O.V. O oficial Grabauskas acredita que a parceria será benéfica para ambas as corporações.
.
ANBP: Como pretende desenvolver as atividades e instrução de mergulho junto aos Serviços de Bombeiros de Angola ?
.
2ª Ten. Grabauskas: Por etapas, a começar das instruções básicas chegando as mais técnicas e avançadas, procurando sempre adequar às necessidades do país e criando Protocolos Operacionais Padrão (POPs), para as atividades de Resgate, que é a que esse curso se destina.
.
ANBP: Como pretende desenvolver esse trabalho ?
.
2º Ten. Grabauskas: A primeira etapa inclui a adequação de bombeiros que já são mergulhadores hoje lotados no Quartel da "Chicala" na ilha de Luanda com os equipamentos que possuem, mas não utilizam em virtude da falta de conhecimento, já em uma 2ª etapa, estaremos formando uma equipe de mergulhadores, e dai tirando alguns possíveis e futuros instrutores e finalmente numa 3ª etapa transformar esses alunos selecionados para formá-los como instrutores da Escola Nacional de Bombeiros da República de Angola, tudo dentro de um padrão internacional baseado nos ensinamentos das técnicas da NAUI.
.
ANBP: O Senhor acha que os Serviços de Bombeiros, poderá nesse período de 1 ano que passará aqui, desenvolver uma trabalho mais avançado na área do mergulho ?
.
2º Ten. Grabauskas: acredito que não, pois devemos iniciar do engatinhar, ou seja do básico e para isso temos também que treina-los especificamente para as operações de resgate, busca e salvamento sub-áquaticos, na verdade vamos leva-los da tática à pratica, para prepará-los para as mais diversas situações que possam surgir, o que na verdade é uma rotina para os bombeiros mergulhadores de qualquer parte do mundo.
.
ANBP: Como sua familia no Brasil, viu sua convocação para trabalhar em Angola ?
.
2º Ten. Grabasukas: Bem tenho de dizer que tive pontos positivos e outros negativos na familia, mas quem eu devo realmente ressaltar que me apoio e torceu por mim foram meus país e minha adorável esposa, ela já trabalha também viajando pelo Brasil e agora eu viajando para o exterior. Mas no geral fui bem apoiado. Algumas pessoas não acreditam nesse labor, mas quero dizer para esse pessoal que estou aqui, realizando meu trabalho e podendo participar da reconstrução de uma nação. Sei que o que vou desenvolver aqui ficará para as gerações futuras, e isso não há dinheiro que pague. A saudade é claro que fica, mas breve estarei no meu Brasil para rever aqueles a que amo e que me amam.
.
ANBP: Já existem planos para o seu regresso ao Brasil, após a missão cumprida em Angola ?
.
2º Ten. Grabauskas: Bem pelo que vejo aqui, ainda é muito cedo para fazer planos nessa linha de raciocínio, pois acredito que os trabalhos aqui devam durar mais que 1 ano, mas uma certeza eu tenho a de continuar a me especializar na área de mergulho e operações de resgate aquatico.
.
Eu espero poder transmitir meus conhecimentos e que dessas aulas possam gerar condições técnicas para que esses jovens bombeiros que hoje se engajam nas fileiras dos anjos da vida desse país, demonstrem seus valores, sua honra e sua abnegação, junto à sociedade angolana.



domingo, 25 de fevereiro de 2007

ENTREVISTA COM O INSTRUTOR RESPONSÁVEL PELAS INSTRUÇÕES DE DEFESA CIVIL EM ANGOLA PELA ANBP.

Comandante de Operações de Resgate da ABR - Associação Brasileira de Resgate .
.

Comandante de Operações da Associação Brasileira de Resgate com sede na Vila Formosa na cidade de São Paulo, o 1º Tenente da ANBP - Agência Nacional de Bombeiros Profissionais, Antonio Almir da Silva fala do trabalho que desenvolverá durante o ano de 2007 junto a Escola Nacional de Bombeiros em Angola, na área de Defesa Civil.

ANBP: O que achou da sua convocação pela ANBP para vir a Angola ministrar instruções para formação de instrutores aos bombeiros do país ?.

1º Ten. Antonio : Para mim é muito oportuno, por várias razões uma delas é o curriculun profissional já sou hoje um homem com mais de 40 anos e querendo ou não no Brasil a sociedade é muito seletiva com profissionais acima dessa idade, contando nesse caso mais a sua experiência para poder concorrer no mercado de trabalho com os mais novos...

ANBP: Acredita que as dificuldades que o país passou devido à guerra, pode influênciar no entendimento pleno das Ações de Defesa Civil que vai ministrar ?.

1º Ten. Antonio: Acredito que sim, mesmo porque já deu para sentir nesses poucos dias que Angola quer ser totalmente independente criando sua própria cultura até mesmo nas Ações de Proteção Civil, é claro que muitas coisas que procurarei transmitir aos bombeiros são ações básicas que é padrão internacional, mas há muitas providências e protocolos que deverão ser criados baseados nas caracteristicas não só geográficas do país, mas também culturais da população. Mas procuraremos nos adaptar e fazer uma integração que seja benéfica para todos..

ANBP: Como pretende desenvolver os trabalhos, junto a Escola Nacional de Bombeiros de Angola ?.

1º Ten. Antonio: Procurando interagir junto ao Órgão maximo da Defesa Civil do país, adequando protocolos e passando a experiência brasileira, para que juntos trabalhemos no intúito de desenvolver protocolos, apostilas, diretrizes e técnicas especificas para a República de Angola.


ANBP: Ha recompensa profissional para o Senhor, ficar longe da sua familia, por esse periodo de 1 ano em um país que esta se reerguendo de uma guerra civil de 30 anos ?.

1º Ten. Antonio: Sem duvida alguma, para mim estar aqui hoje em Angola dividindo o pouco conhecimento que tenho é muito compensador, acredito que vou aprender mais do que ensinar, pois todo professor é assim. Também vejo como uma oportunidade por tudo que galguei na minha vida desde a vida militar nas fileiras da Força Aérea Brasileira às equipes de resgate que já tive o prazer de trabalhar no Brasil..

ANBP: Quais são os planos para o futuro na ABR, após o seu regresso ao Brasil ?.
.
1º Ten. Antonio: Bem há muito que se fazer na ABR desde melhorar a infra-estrutura operacional e administrativa, quanto o ensino técnico de seus membros, uma das metas, será a afiliação a ANBP como instituição, para que possa a ABR fazer uso das facilidades de ensino que a Agência oferece tanto nos cursos que ministra, como no material didático que possui. Isso será de fundamental importância para alavancar o desenvolvimento da instituição que faço parte.

Espero poder ajudar não somente aos bombeiros dos Serviços de Bombeiros da República de Angola, mas principalmente a população angolana que já vem passando por várias dificuldades anos após anos, espero dar minha contribuição para a reconstrução do país. .

Nos da ANBP, responsáveis pelo Blog, iremos procurar fazer entrevista com todos os nossos instrutores em Angola para que vocês ai do outro lado saiba mais sobre os elementos que estão fazendo as coisas acontecerem nos Serviços de Bombeiros da República de Angola..

Até a próxima......

BREVE, A ANBP CONSTITUIRA O CORPO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BOQUIM - SERGIPE.


Projeto para emblema do Corpo de Bombeiros Voluntários de Boquim

A Agência Nacional de Bombeiros Profissionais, está em estudo, para a viabilização de um quartel de bombeiros voluntários a ser implanta da cidade Sergipana de Boquim.
.
Os estudos da impantação, ainda estão em fase incial, mas já conta com apoio de empresarios e moradores da cidade, vale lembrar que dois moradores de Boquim bombeiros, se encontram em atividades fora do país.
.
Será em uma primeira etapa, organizado as instalações e seleção de voluntários, que receberão o curso de Formação de Bombeiros Profissionais onde aprenderão a diversidade das disciplinas que deve um bombeiros ter conhecimento como: Química Elementar, Tática de Combate a Incêndio, Salvamento em Altura, Salvamento Aquático, Salvamento Terrestre, Atendimento Pré Hospitalar, Noções de Produtos Perigosos, Administração de Emergências em Defesa Civil.
.
Os interessados em participarem estarão recebendo o curso gratuitamente patrocinados por empresários da região, todas as atividades de prestação de serviços a comunidade, será realizada por moradores de forma gratuita em troca da certificação como Bombeiro Profissional.
.
Estaremos informando oportunamente os locais em que deverão os interessados se inscreverem para seleção.
.
O curso será ministrado por instrutores da Agência Nacional de Bombeiros Profissionais e os que alcançarem rendimento mínimo de 60% no curso estaram aptos a receberem seus Certificados.
.
A ANBP, também estará ministrando para os alunos do Corpo de Bombeiros Voluntarios de Boquim e para outros interessados, um Curso de Formação de Guarda-Vidas, patrocinado pela empresária Boquinense Carla Silva.

sábado, 24 de fevereiro de 2007

PALAVRAS DO COMANDANTE DAS OPERAÇÕES DA ANBP EM ANGOLA

Comandante de Operações das atividades de instrução em Angola
Capitão Bolívar F. Filho
.
.
Um país que saiu de uma guerra civil de 30 anos, que esta se reerguendo com a ajuda de vários países, hoje se mostra como um dos mais promissores da África. O Serviço de Emergência no país é suportado basicamente pelos Serviços de Bombeiros. A necessidade de profissionais capacitados, fez com que Angola em parceria com o Brasil adquiri-se uma quantidade relativa de veículos e equipamentos de combate a incêndio e salvamento em geral. Esperamos com nossos conhecimentos contribuir para uma melhoria do atendimento a população angolana no que tange a suas necessidades, na área de emergência.
.
Os homens sobre meu comando aqui são dedicados profissionais que estão dando o que tem de melhor em cada um para o aprimoramento dos Serviços de Bombeiros. além de sua dedicação as atividades de rotina na Escola Nacional de Bombeiros de Angola, estão procurando colaborar na organização fisica e administrativa dos quarteis, demonstrando seus valores individuais como cidadãos e amigos da população angolana.

APRESENTAÇÃO DOS INSTRUTORES NA ESCOLA NACIONAL DE BOMBEIROS EM ANGOLA

Instrutores Brasileiros na Escola Nacional de Bombeiros, ao fundo alunos do ano de 2007.

Após a chegada da equipe no dia 10 de Fevereiro e sua adaptação ao fuso horário do país que oferece uma diferença de 4:00 horas a mais que no Brasil, a equipe de Instrutores da ANBP, composta pelos Oficiais (na ordem) Freire, Pirani, Ciro, Grabauskas, Ricardo e Antonio se apresentaram dia 15 de Fevereiro ao Comandante da Escola Nacional de Bombeiros, onde se deu concomitantemente a abertura oficial do ano letivo de 2007, para os novos alunos bombeiros de Angola.
.
Presente a cerimonia de abertura além dos Oficiais Comandantes da Escola o Comandante Geral dos Serviços de Bombeiros do país o Tenente-General Eugênio Cesar Laborinho, que deu as boas vindas a equipe de instrutores brasileira, que ira passar 1 ano no país ajudando a formar bombeiros e instrutores da Escola Nacional.
.
Esperamos formar no ano de 2007. 120 instrutores, sendo 60 no primeiro semestre e mais 60 no segundo semestre, além de uma equipe de Bombeiros Mergulhadores, outra de Bombeiros Guarda-Vidas e outra de Bombeiros especialistas em Salvamento Terrestre, Aquatico e de Altura.
.
Todos os instrutores também passaram durante o primeiro semestre por um periodo de adaptação as normas bomberisticas Angolanas que ocorrerá durante os dias de trabalho na Escola Nacional entre os periodos das 7:00h às 15:00h.

AGÊNCIA NACIONAL DE BOMBEIROS PROFISSIONAIS, INSTRUI BOMBEIROS EM ANGOLA

Emblema da ANBP

Com este Blog, nós da ANBP - Agência Nacional de Bombeiros Profissionais, esperamos mostrar um pouco das atividades que a instituição desenvolve na área de emergência como um todo.
.
Esperamos que sirva para agregarmos ao nosso circulo de amizades outros profissionais da área de emergência, bem como que sirva para nossos parentes e amigos particulares poderem ter uma visão mais abrangente de nossas atividades..

A Agência Nacional de Bombeiros Profissionais, criada em Janeiro de 2005, visa congregar corporações de Bombeiros profissionais de qualquer caracteristica, seja. Civil ou Militar, Pública ou Privada, Voluntária ou Mista de qualquer parte do planeta.
.
Desde sua criação a ANBP vem em parceria com o Governo Brasileiro, Empresas Privadas e a República de Angola, mantendo um trabalho de Assessoria e Treinamento tanto nos Serviços de Bombeiros, na Escola Nacional de Bombeiros, bem como à Proteção Civil de Angola.
Nossos membros participantes são especialistas em diversas áreas, tanto militar quanto civil, recrutados de forma profissional técnica e operacional, nas diversas instituições do país em sua maioria veteranos das Forças Armadas Brasileiras.

Esperamos poder contar com o apoio de todos nossos parentes, amigos e membros profissionais tanto de nossa corporação, comodas corporações irmãs.
.
Obrigado a todos os que fazem parte da ANBP pelo trabalho que vem demonstrando com afinco e perfeição, abnegando-se longe de suas esposas e filhos para que outros possam com eles aprenderem a arte do "SALVAR".
.
Que Deus possa nos ajudar em nossos trabalhos, nos devolvendo ao seio familiar como de lá partimos,que proteja nossos maiores bens, nossas "esposas e filhos", para o nosso triunfanteregresso.
.

Bolívar Fundão Filho
Comandanate de Operações
ANBP